A MSC vai reconverter até 11 porta-contentores de 14 000 TEU em navios de 17 000 TEU.
As operações serão realizadas nos estaleiros chineses da Beihai Shipbuilding Industry. O contrato assinado abrange nove navios, podendo a MSC alargá-lo a mais dois, em Janeiro do próximo ano.
Para aumentar a respectiva capacidade de transporte, os navios serão alongados, dos actuais 365,5 metros para 394,4 metros de comprimento, mediante a inserção de uma nova secção central com mais slots.
A MSC tem encomendados na Coreia do Sul 11 navios de 22 000 TEU, que, afinal, serão de 23 356 TEU, segundo a Alphaliner.
O aumento da capacidade dos navios mediante a inserção de novas secções não é novidade. A própria MSC já recorreu a tal expediente. Todavia, não há memória de um contrato do género envolvendo tantos navios.
Se os navios médios da MSC já não atracavam em Lisboa com este aumento de tamanho é que nunca mais voltam a Lisboa só os pequeninos, que vergonha SENHORA MINISTRA, nem renegociou as concessões terminais contentores de Alcântara, Leixôes, Sines, etc