Terça-feira, Setembro 26, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    A propósito do “ReFuelEU Aviation”

    Contos impopulares [i]

    Alcançar emissões líquidas zero com “combustíveis alternativos”?

    Uma mudança de mentalidade nos processos de insolvência – empresa e credores

    O efeito perverso do Standstill

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Portos nacionais versus portos espanhóis

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    A propósito do “ReFuelEU Aviation”

    Contos impopulares [i]

    Alcançar emissões líquidas zero com “combustíveis alternativos”?

    Uma mudança de mentalidade nos processos de insolvência – empresa e credores

    O efeito perverso do Standstill

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    25 anos de TRANSPORTES & NEGÓCIOS

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    O que podemos aprender com a revolução ferroviária espanhola?

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Portos nacionais versus portos espanhóis

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

MSC estreia-se na ferrovia com Portugal

por T&N
23/07/2015
em Ferroviário, Notícias
3
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
Com a vitória na privatização da CP Carga, a MSC Portugal (através da MSC Rail) volta a ser pioneira no universo da companhia número dois mundial no transporte marítimo de contentores.

Carlos Vasconcelos, administrador da MSC Portugal.

A MSC Rail ofereceu 53 milhões de euros pela CP Carga: dois milhões pelas acções (e será esse o encaixe da CP na privatização) e 51 milhões de euros em assumpção de créditos e capitalização da empresa, divulgou o secretário de Estado dos Transportes.

Os dois outros concorrentes, a Atena e a Cofihoold, ofereceram dois e três milhões pelas acções, respectivamente, e propuseram-se assumir 43,5 e 27 milhões, acrescentou.

 

A MSC Rail dispõe-se a assumir as dívidas da CP Carga à CP e à Infraestruturas de Portugal e propõe-se ficar com um maior número de locomotivas para realiza as operações.

Com a MSC Rail, a CP Carga – que entretanto terá de ser rebaptizada – regressará aos lucros em 2017, adiantou Carlos Vasconcelos, o “senhor MSC” em Portugal, ao “Público”. E assume o objectivo de ser líder ibérico, dertronando a gigante (à proporção) Renfe.

Carlos Vasconcelos quer manter, claro, a aposta nos tráfegos dos contentores, ao mesmo tempo que se propõe segurar, e mesmo ampliar, os actuais tráfegos da CP Carga, actuando à escala ibérica, o que implicará investimentos em locomotivas e a vagões. Serão dezenas de milhões de euros no curto prazo, disse sem quantificar.

A MSC Rail, criada como “plano B” quando se começou a falar na privatização da CP Carga, para o caso de a MSC falhar a compra e de o novo dono “não agradar”, deixará de existir enquanto tal.

Com a compra da CP Carga, a MSC Portugal volta a inovar no universo MSC, tornando-se Portugal o primeiro mercado onde o operador mundial de transporte marítimo de contentores detém um operador ferroviário.

Noutra dimensão, a MSC Portugal também já inovou com o lançamento, juntamente com a ENIDH, de um curso em shipping que deverá arrancar no próximo ano lectivo.

A MSC Portugal detém ainda o terminal do Entroncamento, um activo tanto mais precioso quanto a CP Carga deixou de deter os seus próprios terminais, transferidos que foram para a Refer.

 

» MSC Rail ganha privatização da CP Carga

Notícias Relacionadas

MSC quer metade da HHLA de Hamburgo
Marítimo

MSC quer metade da HHLA de Hamburgo

14/09/2023
ZIM usa IA para detectar cargas mal declaradas
Marítimo

MSC e ZIM reforçam parceria operacional

07/09/2023
Bruxelas apoia privatização gradual dos caminhos-de-ferro
Mobilidade

MSC na iminência de comprar a Italo NTV

04/09/2023
A seguir
Metropolitano e Linha de Sintra ligados até ao final do ano

Multas rendem 1,4 milhões à Carris e Metropolitano

Comentários 3

  1. luis pereira says:
    8 anos atrás

    Parabéns à MSC, mas já agora podiam dar 1 ajuda ao porto de Setúbal a destronar o porto de Lisboa no que a contentores diz respeito transferindo para o 1º todas as linhas mercantes que têm no 2º, a fim de “destriur” o sonho irracional da preseidente do porto da capital de levar o terminal de àguas profundas para o Barreiro !!!

  2. Angelo Campos says:
    8 anos atrás

    Infelizmente o Porto do Barreiro será construído, já que o mesmo é fundamental para ajudar à construção da Terceira Travessia do Tejo, o orgulho de qualquer governante.

  3. luis pereira says:
    8 anos atrás

    Angelo, espero que não devido à iniciativa em curso do porto de sines (autoridade de singapura & msc) de já ter iniciado as obras para entrar no segmento de navios feeder e assim antecipar-se ao terminal do barreiro não possibilitando hipotéticos candidatos a sua concessão, lisboa apenas tem vocação para os navios cruzeiros e mesmo assim graças à sua incompetencia deixou-se atrasar face ao terminal de lei^xões & matosinhos que acabam de inaugurar o lindíssimo terminal de cruzeiros & passageiros e já iniciaram a construção da nova plataforma logística

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Carris vai investir 170 milhões em frota

Carris vai investir 170 milhões em frota

22/09/2023
Açores antecipam 160 escalas de cruzeiros em 2015

Açores esperam 58 cruzeiros até final do ano

22/09/2023
Renfe Mercancías perdeu 20,9 milhões até Junho

Espanha incentiva ferrovia com 26 milhões

22/09/2023
UNIR é a nova marca dos transportes na AMP

AM Porto adia arranque da UNIR para Dezembro

22/09/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK 2023
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist