A MSC, através da Africa Global Logistics (AGL), ganhou a concessão do porto do Lobito, em Angola, por um período de 20 anos.
A decisão de concessão dos terminais de contentores e de carga geral do porto do Lobito à AGL foi anunciada pelo Ministério dos Transportes de Angola, sem adiantar detalhes do contrato.
A única coisa que se sabe é que o novo concessionário se comprometeu a investir 100 milhões de euros na concessão e a integrar o pessoal Empresa Portuária do Lobito.
A MSC controla a AGL na sequência da compra dos negócios africanos da Bolloré Logistics.
A AGL está presente em 49 países, operando 16 terminais de contentores, sete terminais ro-ro, dois terminais fluviais e 66 portos secos, além de duas concessões ferroviáraias.
O terminal de contentores do porto do Lobito dispõe de 414 metros de cais, com fundos de -14,7 metros e uma capacidade de movimentação de 250 mil TEU/ano. Já o terminal de carga geral, que lhe é contíguo, tem cerca de mil metros de cais, fundos de -8 e -12 metros e 15 800 metros quadrados de terraplenos.
Esta não foi a primeira vez que o governo angolano tentou concessionar o porto do Lobito. Um primeiro concurso decorreu em 2021, tendo a ICTSI sido declarada vencedora, mas o processo não avançou.