O MSC Irina, com uma capacidade 24 346 TEU, é o novo maior navio porta-contentores do mundo. Destronou o MSC Tessa. Ou, melhor, o OOCL Spain.
Durou pouco o “reinado” do MSC Tessa como maior porta-contentores do mundo. Ainda na sua viagem inaugural, já foi ultrapassado por outro concorrente, também da MSC.
Na verdade, o MSC Tessa, com uma capacidade de 24 116 TEU, nunca terá chegado a ser o número mundial ao contrário do anunciado pelos estaleiros que o construíram. Isto porque o OOCL Spain, lançado no mês passado nos estaleiros da COSCO KHI Ship Engineering. em Nantong, pode acomodar 24 188 TEU.
Mas agora nada disso interessa porque já há um novo rei, ou melhor, rainha: o MSC Irina, construído nos também chineses estaleiros Yangzijiang Shipbuilding.
Ao todo, a MSC deverá receber ao longo do ano corrente 14 destes novos megamaxes.
Líder destacada do ranking elaborado pela Alphaliner, com uma capacidade de transporte de perto de 4,8 milhões de TEU, tem encomendados 129 navios, com uma capacidade agregada de 1,7 milhões de TEU.
A consultora parisiense estima que o objectivo será ficar com uma frota de cerca de 5,5-6 milhões de TEU, que considerará ser a dimensão ideal para operar sozinha, após o fim da aliança 2M, anunciado para Janeiro de 2025.