A MSC controla 20% da capacidade mundial de transporte marítimo de contentores e está praticamente a um navio de distância de chegar aos seis milhões de TEU, de acordo com os dados coligidos pela Alphaliner.
Foi na viragem de 2021 para 2022 que a MSC colocou um ponto final no reinado de 25 anos da Maersk e a assumiu a liderança do ranking mundial, em termos de capacidade de transporte de contentores, com um total de 4 284 728 TEU e uma quota de 17% (na altura, igual à da sua rival e parceira na aiança 2M).
Agora, dois anos e meio depois, no final de Maio, a MSC atingiu uma quota de mercado (em termos de capacidade, note-se) de 20%, com um total de 5 979 659 TEU. A Maersk continua segunda, continua rival e (cada vez menos) parceira na 2M, mas com apenas com 4,3 milhões de TEU de capacidade de transporte, que lhe conferem uma quota de 14,3%.
Explicações para o crescimento da MSC? A Alphaliner lembra o programa “massivo” de novas encomendas (e ainda espera 99 navios, com 1,2 milhões de TEU), compras de navios em segunda mão e, em menor proporção, fretamentos.
Vencida a barreira dos 20% de quota de mercado, a MSC está na iminência de superar os seis milhões de TEU: faltam-lhe apenas 20 341 TEU, ou um VLCS… Foi em Maio do ano passado que atingiu os cinco milhões.
À medida que caminha para o fim a aliança 2M, MSC e Maersk operam cada vez menos serviços conjuntos. Ainda assim, não deixa de ser curioso que as duas companhias controlem juntas 34% da capacidade… tal como no arranque de 2022.
Olhando para as alianças, a Ocean Alliance controla 29% da capacidade mundial e a THE Alliance 11,6%. A Gemini Cooperation (que juntará a Maersk e a Hapag-Lloyd a partir de Fevereiro de 2025) deterá 22%. A MSC vale por si 20%.
Olhando para o ranking actual, o top 3 controla 47% da capacidade mundial de transporte marítimo de contentores; o top 5 concentra 65% e o top 10 chega aos 84,6%.