A MSC atingiu 20% da capacidade mundial de transporte marítimo de contentores, mas continua à compras e a distanciar-se da concorrência.
Nunca uma companhia de shipping de contentores deteve uma tal quota de mercado: 20%, correspondentes a 6 028 525 TEU, de acordo com os cálculos da Alphaliner, são os números que garantem à MSC a liderança mundial destacada. A número dois no ranking, a Maersk, até há dois anos líder incontestada, fica-se agora pelos 14,4% de quota.
Precisamente, recorda a Alphaliner, a Maersk chegou a deter uma quota de 19,4%, em 2018. Mas desde então não parou a ver reduzida. Ao invés, a MSC tem encomendados 99 navios, com uma capacidade agregada de 1,2 milhões de TEU. É a maior carteira de encomendas de todos os players.
E a companhia helvética não deverá ficar por aqui. De acordo com a Linerlytica, já terão sido contratados, ou em vias de o ser, uma dezena de porta-contentores de 21 000 TEU, mais uns quantos de 12 mil TEU e alguns mais de 11 mil TEU.
A consultora fez as contas e estima que no final de 2027 a MSC poderá controlar uma frota com uma capacidade agregada de 7,5 milhões de TEU!.
Com isto, a MSC ficará ainda mais distante da Maersk, e mesmo da CMA CGM, que poderá ultrapassar aquela no segundo lugar. A companhia gaulesa tem a segunda maior carteira de encomendas (88 navios, 1,14 milhões de TEU, 30,1% da frota actual), que somada aos 3,79 milhões de TEU que já controla a farão subir um lugar no ranking…
A Maersk tem encomendados apenas cerca de 375 mil TEU (29 navios), mas estará compradora de mais cerca de 800 mil TEU de capacidade. Tudo somado é muito, mas os responsáveis da companhia dinamarquesa têm insistido em que o objectivo é crescer apenas em linha com o mercado.