A MSC, através da TIL, vai instalar-se no novo terminal de contentores de Nador West Med, em Marrocos, ao lado da CMA CGM.
Depois da CMA CGM, em Outubro passado, foi agora a vez da MSC estabelecer uma joint-venture com a Marsa Maroc para desenvolver o novo terminal de Nador West Med, que pretende replicar o êxito de Tanger Med, distante 250 quilómetros.
No acordo agora anunciado a MSC (entenda-se, a TIL, braço do grupo para os terminais de contentores) fica com 50% menos uma acção da empresa que irá desenvolver metade do terminal de contentores. Tudo indica que os demais termos do acordo replicam o estabelecido em Outubro passado, entre a Marsa Maroc e a CMA CGM.
Para a primeira metade do terminal, com uma frente de cais de 750 metros e 35 hectares de terrapleno, prevê-se um investimento de 280 milhões de dólares e a instalação de 8 STS e 24 RMG. A capacidade anual de movimentação será de 1,2 milhões de TEU.
A confirmar-se a “duplicação” do projecto, o novo terminal, com 1,5 quilómetros de cais, fundos de -18 metros e 76 hectares de terraplenos, terá uma capacidade instalada de cerca de três milhões de TEU.
A entrada em operação será faseada, apontando-se o início para 2027. Tal como em Tanger Med, o complexo portuário será complementado com áreas logísticas e industriais com regime fiscal de zona franca.
O plano de desenvolvimento futuro do novo porto compreende ainda um segundo terminal de contentores, defronte do primeiro, com 1 200 metros de cais, fundos de -17 metros e uma capacidade de dois milhões de TEU/ano.
O porto de Nador West Med situa-se a menos de 250 milhas do estreito de Gibraltar.