Já arrancou a OPA da MSC sobre o capital da HHLA, o maior operador de terminais de contentores de Hamburgo, avaliada em 1,3 mil milhões de euros.
A MSC oferece 16,75 euros por acção da HHLA; o que representa um prémio de 45% sobre a cotação da empresa no dia anterior ao do anúncio da parceria estratégica entre a MSC a Cidade de Hamburgo, que já hoje controla a HHLA.
A MSC já detém 4,7% do capital da operadora de terminais de contentores de Hamburgo, pelo que, juntamente com a Cidade de Hamburgo, controlam mais de 75% o capital da empresa.
O acordo de parceria estratégica prevê que a Cidade de Hamburgo fique com 50,1% da HHLA, enquanto a MSC deterá os restantes 49,9%. O negócio envolve todas as participadas da companhia germânica.
No âmbito da parceria, a MSC compromete-se a aumentar a movimentação de contentores na HHLA para um mínimo anual de um milhão de TEU a partir de 2025. Paralelamente, a MSC instalará em Hamburgo a sua nova sede alemã, que empregará entre 500 e 700 pessoas.
O prazo para a aceitação da oferta pelos accionistas decorre até 20 de Novembro. A operação deverá ficar concluída no segundo trimestre de 2024.