A MSC está cada vez mais perto de destronar a Maersk como a maior frota mundial de transporte marítimo de contentores.
Actualmente, as duas parceiras da aliança 2M estão separadas no ranking elaborado pela Alphaliner por apenas cerca de 257 mil TEU (o equivalente a 1% da capacidade mundial), mas a companhia helvética tem encomendados navios com 451 mil TEU (contra 45 mil dos dinamarqueses).
Como se isso não bastasse, sucedem-se as notícias de compras de navios em segunda mão pela MSC. Um movimento que pode explicar-se pela actual conjuntura de falta de capacidade no mercado e de alta dos afretamentos, mas que no entretanto vai aproximando os dois parceiros / rivais.
Vários dos novos navios podem destinar-se a substituir tonelagem mais antiga, mas ainda assim parece haver margem para a MSC ascender ao primeiro lugar do ranking mundial. Pelo menos até a Maersk retomar as encomendas, o que não estará iminente.
Para lá da Maersk, desde Outubro do ano passado até ao princípio do mês corrente foram contratados 147 navios porta-contentores, elevando a carteira de encomendas para 363 navios e 2,9 milhões de TEU de capacidade.
Olhando apenas para as encomendas conhecidas, as mexidas no ranking poderão não se cingir à liderança. A CMA CGM, actual número quatro, poderá ultrapassar a COSCO. A Evergreeen poderá saltar do sétimo para o quinto lugar. E a ONE poderá superar, ainda que “por uma unha negra” a Hapag-Lloyd no sexto lugar.
A Evergreen lidera, destacada, as encomendas de porta-contentores, com um total de 719 mil TEU, correspondentes a 55% da sua capacidade. Seguem-se-lhe a MSC, com 451 mil TEU (12%), a CMA CGM, com 377 mil (13%), a COSCO, com 276 mil (9%) e a ONE, com 266 mil (127%).