A MSC estará prestes a comprar a operadora italiana de Alta Velocidade Italo NTV, num negócio avaliado em quatro mil milhões de euros.
A MSC já terá alcançado o acordo com os principais accionistas da Italo NTV para adquirir a maioria, se não mesmo a totalidade do capital da primeira operadora italiana (e europeia) privada de Alta Velocidade, avançou o “Transport-Italia”.
Entre os vendedores estarão, desde logo, o fundo norte-americano GIP (Global Infrastructure Partners), que adquiriu a companhia em 2018, mas também outros accionistas de regerência, como a Allianz (que deterá 11,5% do capital) ou a Infra Investir (com 7,6%).
No final da operação, os norte-americanos poderão manter-se no capital da companhia, com uma posição a rondar os 30%, replicando na Alta Velocidade a parceria que já têm com a MSC na TIL, a operadora de terminais de contentores.
Com a compra da Italo NTV a MSC acrescentará o transporte ferroviário de passageiros ao seu portefólio de negócios. A busca de sinergias com os cruzeiros será a primeira opção óbvia, mas o projecto poderá ir além disso, mediante uma aposta séria na Alta Velocidade, aproveitando a liberalização do mercado europeu.
A Italo NTV começou a operar em Abril de 2012 e até ao eclodir da pandemia era apontada como um caso de sucesso de operadores ferroviários privados.
A companhia detém uma frota de 51 comboios, com os quais liga as principais cidades italianas, como Roma, Milão e Veneza.