A MSC está a negociar a compra do grupo transitário e logístico francês Clasquin, avaliado em 325 milhões de euros.
Em comunicado ao mercado, os dois accionistas de referência da Clasquin, que controlam 42% do capital da empresa, anunciaram estar em negociações exclusivas com uma participada da MSC para a compra/venda de uma posição de controlo.
Caso as auditorias chegam a resultados satisfatórias a oferta de compra deverá ser formalizada ainda no decurso do primeiro trimestre de 2024, após o que a participada da MSC (a SAS Shipping Agencies Services Sàrl) avançará com uma oferta de compra das acções representativas do restante capital.
Caso o negócio avance e seja bem sucedido, é desde já certo que o grupo Clasquin continuará a operar nos diversos segmentos de mercado, com as suas equipas próprias e sob as marcas próprias, nomeadamente Clasquin, Timar, LCI-Clasquin Cargolution, CVL e Exaciel.
O grupo Clasquin diz-se especializado no transporte marítimo e aéreo e em logística overseas, operando sobretudo nas relações entre a França e a Ásia-Pacífico, América do Norte, Norte de África e África sub-saariana.
Está presente em 25 países (entre eles, Portugal), com 85 instalações, empregando 1 600 trabalhadores.
Com esta aquisição, a MSC dá mais um passo na sua estratégia de integração do negócio, agora apostando na área transitária, um pouco, ou muito, à imagem do que já fizeram a CMA CGM com a CEVA ou, há mais tempo, a Maersk com a Damco.