A compra da italiana AlisCargo poderá ser a próxima investida da MSC na carga aérea, depois de lançada a MSC AIr Cargo e falhada a compra da ITA Airways.
A MSC está a negociar a compra da AlisCargo, companhia área italiana “all cargo” fundada em 2021, praticamente sem actividade mas ainda detentora de um AOC (certificado de operador aéreo) que o grupo helvético não possui.
A AlisCargo iniciou as operações em plena pandemia, com uma frota de quatro B777-200ER transformados em “preighters”. Mas entretanto a situação do transporte aéreo foi-se normalizando e a EASA deixou de permitir a operação dos “preighters”. A AlisCargo ainda tentou converter a frota para B767F, mas aparentemente sem sucesso.
O principal activo da companhia (e uma fonte de despesas) é, assim, o AOC que ainda detém.
A MSC lançou a sua MSC Air Cargo no final do ano passado, operando actualmente com um B777-200F contratado em regime ACMI com a Atlas Air. Mais três aparelhos idênticos são esperados ao longo deste ano.
Os planos da companhia helvética para a carga aérea passam pelo reforço da parceria com a Atlas Air (prevê-se a duplicação da frota para 2024), mas outras hipóteses estão em aberto. Como será agora o caso da compra da AlisCrgo.
Recorde-se que a MSC tentou comprar a ITA Airways em parceria com a Lufthansa, mas sem sucesso.