MSC e Lufthansa e a norte-americana Certares (com a AF-KLM e Delta Airlines) são os únicos candidatos à compra da ITA Airways, confirmou o governo italiano.
O prazo para a apresentação das propostas vinculativas à privatização da ITA Airways terminou segunda-feira sem que surgissem surpresas de última hora. E, assim, a MSC e a Lufthansa continuam a ser apontadas como favoritas.
O teor das propostas não foi ainda divulgado. Todavia, a “Reuters”, citando uma fonte próxima, avança que a MSC pretenderá ficar com uma posição de 60% no capital da companhia italiana, enquanto a Lufthansa deterá outros 20%. Os restantes 20% ficarão, pelo menos para já na posse do Estado.
Anteriormente, já havia sido avançado que a MSC e a Lufhansa se proporiam pagar cerca de 1,2 mil milhões de euros pela ITA Airways, na prática repondo, com um prémio, o dinheiro que o estado italiano injectou na companhoa.
Do lado dos norte-americanos da Certares, um fundo de investimento, o que se sabe é apenas que apostam numa parceria com a Air France-KLM e com a Delta Air Lines, que entretanto já anunciou que não investirá dinheiro no negócio.
A ITA Airways estará avaliada entre um e dois mil milhões de euros, de acordo com a imprensa transalpina.
O governo de Roma pretende fechar a venda até ao final de Junho próximo.