A MSC detém a maior capacidade de transporte de carga refrigerada e aumentou a sua vantagem para os mais directos rivais.
A Alphaliner actualizou o top 10 dos operadores de shipping de contentores refrigerados, que continua liderado pela MSC, agora mais longe da Maersk e a CMA CGM, que a seguem.
Ao longo do último ano, a MSC aumentou a sua capacidade em 11,7%, para cerca de 651 mil slots, ao passo que a Maersk cresceu apenas 7,8% (acima dos 500 mil slots) e a CMA CGM 10,4%, para cerca de 450 mil slots.
No topo 10, em termos relativos a HMM foi a companhia que mais cresceu – 26,5% – na capacidade de transporte de reefers, mas permaneceu nona. A que cresceu menos – 0,8% – foi a Yang Ming, que continuou décima.
Abaixo do pódio, situaram-se a COSCO (aumento de 9,1% na capacidade reefer), a Hapag-Lloyd (+11,7%), a ONE (+16,7%), a Evergreen (+11,6%) e a ZIM (+14,5%).
Ainda de acordo com a Alphaliner, a CMA CGM deterá a maior percentagem teórica de slots reefers na sua frota (23,3%), à frente da Maersk (23,2%), ZIM (22,7%) e Hapag-Lloyd (21%). A MSC surge apenas no quinto posto deste ranking, com 20%.
As companhias asíaticas ocupam a segunda metade da tabela, sublinha a consultora, com a COSCO no último lugar, com apenas 16,2% de slots reefer na sua frota.