O estaleiro sul-coreano Samsung Heavy Industries entregou à MSC o maior navio porta-contentores do mundo.
O MSC Gülsün é o primeiro com 24 filas de contentores à largura e adiciona 1 500 TEU de capacidade ao anterior maior navio. Com 23 000 TEU de capacidade, 400 metros de comprimento e 61,5 metros de largura, o primeiro de 11 gigantes dos mares encomendados pela companhia suíça.
A viagem inaugural do MSC Gülsün começa na próxima segunda-feira (dia 8 de Julho), no serviço Silk/AE10, entre a Ásia e o Norte da Europa, operado no âmbito da aliança 2M.
Os recordes de tamanho dos ULCV foram, repetidamente, batidos ao longo dos últimos anos. A marca dos 20 000 TEU foi ultrapassada pela primeira vez em 2017.
A HMM tem encomendada uma série de 12 navios de 23 000 TEU, com entregas agendadas a partir do segundo trimestre de 2020. A companhia sul-coreana deverá, por isso, rivalizar com a MSC na disputa do “título” de maior navio do sector.
O t XXI de Sines quase inaugurar o 10º pórtico de cais já espera pelos novos ultra-contentores superiores a 20 MT