Apesar de ter o mesmo tamanho que o Ever Alot, o primeiro navio a quebrar a barreira dos 24 mil TEU, o MSC Tessa terá mais 112 TEU de capacidade. Será o maior do mundo.
O MSC Tessa, que esta semana foi posto a flutuar nos estaleiros da Jiangnan Changxing Shipyard, onde está a ser construído, está destinado a ser o maior porta-contentores do mundo, com uma capacidade de transporte de 24 116 TEU.
O primeiro dos quatro “gémeos” encomendados pela MSC ao estaleiro chinês controlado pela CSSC tem as mesmas dimensões do Ever Alot (399,99 metros de comprimento), mas supera-o em 112 TEU, ganhos à custa de mexidas na super-estrutura e na torre de radar.
Foi apenas há cinco anos, em 2017, que se quebrou a barreira dos 17 mil TEU. No entretanto, a corrida a navios porta-contentores cada vez maiores ganhou um novo ímpeto. Mas agora, com as limitações (ainda) impostas pelas dimensões físicas dos navios, a “corrida” decide-se nos pormenores, com os projectistas a engendrarem novas formas de fazerem caber mais alguns contentores num espaço cada vez mais exíguo.