A MSC acaba de receber o seu primeiro porta-contentores de 24 mil TEU. Deverá estar em Sines a 13 de Abril.
O MSC Tessa é apresentado pelos estaleiros Hudong-Zhoghua, que o construíram, como o maior porta-contentores da actualidade, com uma capacidade nominal de 24 116 TEU.
Pronto desde Novembro do ano passado, a entrada ao serviço do MSC Tessa terá sido adiada, primeiro para Fevereiro e agora para Março. Alinhado no Lion Service, deverá zarpar para a sua primeira viagem no próximo dia 16 e tem escala no Terminal XXI de Sines prevista para 13 de Abril.
O MSC Tessa faz parte de uma encomenda de 14 navios similares encomendados a vários estaleiros chineses. Todos têm entregas previstas para o ano corrente.
No essencial, os navios são idênticos, mas apresentam algumas diferenças de acordo com os estaleiros que os conceberam e construíram. Desde logo, ao nível da capacidade: as unidades construídas no estaleiros do Yangzijiang Shipbuilding Group poderão acomodar 24 346 TEU!
A Evergreen foi a primeira companhia a operar um porta-contentores de 24 mil TEU. A OOCL seguiu-lhe os passos recentemente. A Hapag-Lloyd aguarda os seus. Mas a MSC elevou a parada com a mega-encomenda.