A MSC ultrapassou a fasquia de 20% de mercado, em capacidade de transporte de contentores, e tem, de longe, a maior carteira de encomendas de novos navios, nas contas da Alphaliner.
À data de hoje, a MSC detém uma capacidade de transporte de 6,2 milhões de TEU, o que lhe confere uma quota de mercado de 20,1%, segundo a Alphaliner. A Maersk, ex-número, (quase) ex-parceira da MSC da aliança 2M, oferece 4,4 milhões de TEU, euivalentes a 14,3% de quota.
A MSC opera com 577 navios próprios, num total de 3,2 milhões de TEU, e 294 navios afretados, num total de 871 unidades. A Maersk conta 720.
Só nos últimos quatro meses, diz a Alphaliner, a carteira de encomendas da MSC cresceu 32% em número de navios e 60,3% em termos de capacidade de transporte. Espera agora a entrega de 133 navios, com uma capacidade agrehgada de 1,9 milhões de TEU. A Maersk apenas tem encomendados 35 navios (cerca de 480 mil TEU).
Fo na arranque do ano de 2022, recorde-se, que a MSC pôs fim ao reinado de 25 anos de Maersk no transporte marítimo de contentores (em termos de oferta de capacidade).
Na altura, a MSC atingiu os 4,284 milhões de TEU de capacidade, contra os 4,282 milhões da Maersk. Ambas tinham 17% de quota de mercado. A reviravolta foi alcançada na sequência de uma agressiva política de aquisições de navios que, está visto, não ficou por aí, bem pelo contrário, e na verdade não se sabe até quando irá manter-se.