A MSC é o novo número um mundial no transporte marítimo de contentores, de acordo com a consultora Linerlytica. Para a Alphaliner, a Maersk ainda é lider, por uns 11 mil TEU.
Um quarto de século depois de ter chegado ao topo do mundo, a Maerskm ou já perdeu, ou estará em vias de perder, o ceptro para a sua parceira na 2M, a MSC, número dois mundial desde 2004.
Curiosamente, a mudança na liderança coincide, grosso modo, com o primeiro aniversário de Soren Toft, ex-COO da Maersk, como CEO da MSC.
Mas vamos aos números. De acordo com a Linerlytica, a MSC opera actualmente com 633 navios, num total de 4 239 668 TEU, enquanto a Maersk conta 729 e 4 234 302. Segundo a consultora, a mudança na liderança terá ocorrido no final de Novembro, quando o Susan Maersk passou a ser MSC Fie.
Já para a Alphaliner, a Maersk detém 731 navios e 4 249 659 TEU, enquanto a MSC se fica pelos 633 e 4 238 842 TEU.
Facto é que estará a terminar o reinado de 25 anos da Maersk, cimentado em crescimento orgânico e em aquisições várias. Um desfecho que se explica, claro, pelo crescimento agressivo da MSC, mas também, ou principalmente, pela opção da Maersk de conter o crescimento da frota e de se transformar num operador logístico integrado.
As diferentes opções estratégicas estão bem evidentes quando de olha para as carteiras de encomendas. A Maersk apenas tem contratados 25 navios, com uma capacidade agregada de 255 mil TEU (6% da sua frota actual), ao passo que a MSC aguarda a entrega de 58 navios, representando 993 mil TEU, ou 23,4% da sua capacidade no momento.