A frota mundial de porta-contentores deverá registar um crescimento negativo nos próximos três anos, prevê James Frew, da Maritime Strategies International (MSI).
O director de consultoria da MSI, que falava num webinar da “Marine Money”, observou que “o crescimento líquido negativo da frota esperado para os próximos três anos (…) é algo quase sem precedentes para os porta-contentores”.
Facto é que o crescimento da frota mundial de porta-contentores tem vindo a abrandar desde o pico de 2018, com a maioria desse crescimento a ser garantida pela entrega de navios de grandes dimensões.
O ponto mais baixo do crescimento deverá ser atingido em 2021, resultado sobretudo do pico de retirada de navios do mercado. Para 2022 já se espera a inversão da tendência, apesar de as entregas de novos navios previstas para então estarem em mínimos. E em 2024, com as entregas em máximos dos últimos anos e as retiradas em mínimos, o crescimento da frota voltará a ser positivo, e na casa dos 3%.
Em paralelo, o especialista lembrou que as companhias estão a sofrer um declínio nos preços médios dos fretes por contentor ao longo de 2020, e que as expectativas são de manutenção da tendência no terceiro trimestre, ainda que “nem de perto tão baixo como em 2016”, com as principais rotas a serem as mais afectadas.
Deverá seguir-se uma recuperação dos fretes em 2021, embora com alguns riscos associados à elevada capacidade inactiva, acrescentou James Frew.