A Covid-19 está a provocar uma forte queda no transporte marítimo de contentores. Todas a rotas serão afectadas, avisa a consultora MSI.
“As perspectivas de curto prazo para o sector dos navios porta-contentores deterioraram-se rapidamente após a disseminação de casos de Covid-19 em todo o mundo e consequentes esforços para limitar o número de mortes e casos”, alertou a MSI (Maritime Strategies International) no seu último relatório mensal, divulgado quinta-feira.
“Parece haver poucas dúvidas de que os volumes de contentores encolherão em 2020, com taxas de declínio de curto prazo potencialmente próximas – ou até superiores – às observadas durante a crise financeira”, indica a consultora.
A MSI projecta que todas as rotas sofrerão com a queda de volumes, com o Ásia-Europa e o trans-Pacífico à cabeça. A previsão é de que os volumes, de Março a Maio, desçam 17,8% na rota Ásia-Europa, 15% na rota trans-Pacífico rumo à Costa Oeste dos EUA e 13% na rota trans-Pacífico rumo à Costa Leste dos EUA.
Quanto a outras rotas, a MSI antecipa, de Março a Maio, uma descida de 12% no Ásia-Médio Oriente-Índia, de 10% no Ásia-América Latina e rotas transatlânticas (sentido Oeste), 8% no intra-Europa e 5% no intra-Ásia.