Terminou ontem o prazo para a apresentação de candidaturas à privatização do porto grego do Pireu. Por causa das férias do Natal, a abertura das propostas só acontecerá lá para 12 de Janeiro.
Depois de vários adiamentos (o processo foi lançado em Março de 2014), a agência pública para as privatizações (HRADF) comunicou ontem a conclusão do prazo para a apresentação de propostas para a aquisição da maioria do porto do Pireu.
Em causa está a venda de 51% da administração do maior porto greg0, que poderá render aos cofres de Atenas cerca de 200 milhões de dólares. O objectivo inicial era vender 67% mas o governo grego do Syryza reduziu a fatia a alienar depois de ter mesmo tentado abandonar o processo.
Com a abertura das propostas adiada até 12 de Janeiro, ainda não são conhecidos os nomes dos candidatos. Mas entre eles estarão certamente a Cosco (que já opera um dos terminais de contentores do porto), a APM Terminals e a ICTSI.
A privatização do porto do Pireu e de outros activos de transportes é uma das contrapartidas impostas por Bruxelas para reforçar o apoio financeiro à Grécia.