A Naviland Cargo, parceira da Renfe e do Porto de Barcelona no Barcelyon Express, anuncia agora uma “extensão” do serviço até à Alemanha, através do hub de Estrasburgo.
A nova oferta compreende três ligações semanais em cada sentido, com comboios de até 750 metros de comprimento, fruto das melhorias introduzidas nos acesos ao terminal KTL (no Sudoeste da Alemanha). O tempo de trânsito prometido é de 24 horas em cada sentido.
A oferta da Naviland Cargo para a ligação do porto de Barcelona à Alemanha é uma das possibilidades abertas com a exploração do Barcelyon Express, que liga o enclave catalão ao hub de Lyon.
O Barcelyon Express é desde 2009 uma aposta conjunta da Autoridade Portuária de Barcelona, da Renfe e da Naviland Cargo, subsidiária da SNCF Geodis. O serviço sofreu recentemente uma importante melhoria com a conclusão da adaptação da ligação ao porto de Barcelona à bitola europeia e, há poucos dias apenas, com a ligação ao Terminal de Contentores de Barcelona também em bitola UIC.
Para este ano os responsáveis do Barcelyon Express projectam transportar cerca de 208 mil toneladas de carga.