O metanol parece estar a ganhar terreno como combustível marítimo alternativo, mostram os dados de encomendas de novos navios coligidos pela DNV.
Em Maio, as encomendas de navios a metanol superaram as de navios alimentados a GNL, por 12-7.
Martin Wold, consultor principal da DNV, destaca ainda a estreia do metanol como combustível para novos carcarriers.
Em Abril, a DNV registou dez encomendas de navios a GNL. Em Maio do ano passado contabilizou 30. Navios a metanol foram encomendados nove em Abril, de acordo com a mesma fonte.
Contas feitas, desde o início do ano corrente, a DNV contabilizou 35 encomendas de navios a GNL e 43 encomendas de navios a metanol.
Importa, todavia, lembrar que 2022 foi um ano recorde de encomendas de navios a GNL com um total de 222 unidades, e que actuamente há 911 encomendas de navios a GNL de todos os tipos, ao passo que o metanol ainda está a dar os primeiros passos.