Terça-feira, Fevereiro 7, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Minerais críticos – sustentabilidade das cadeias de abastecimento

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Minerais críticos – sustentabilidade das cadeias de abastecimento

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Navios com scrubbers quase duplicaram

por admin
22/03/2021
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

O  número de navios equipados com scrubbers praticamente duplicou desde o início de 2020, e a tendência será para manter, regista a BIMCO.

Entre 1 de Janeiro de 2020 e 1 de Março de 2021, os navios com scrubbers passaram de 2 011 para 3 935, refere a organização.

Actualmente, 15,9% dos navios porta-contentores, 11,4% dos graneleiros, 24,5% dos petroleiros e 4.2% dos navios-tanque estão equipados com scrubbers.

Em regra, os armadores optaram por equipar os navios de maiores dimensões, maiores consumidores de combustível. E daí que a percentagem da frota de porta-contentores equipada com sucrbbers, medida em TEU, seja de 28,7%, por exemplo. Nos demais segmentos, considerando a DWT, as percentagens chega, aos 22,5% nos graneleiros, 29,9% nos petroleiros e 13,4% nos navios-tanque.

Com a entrada em vigor dos novos limites de enxofre impostos pela IMO, a 1 de Janeiro do ano passado, a instalação de scrubbers foi a solução encontrada por muitos armadores para continuarem a queimar o combustível tradicional, de alto teor de enxofre (HSFO), mais barato que o bunker de baixo teor de enxofre (VLSFO).

À altura, e considerando a diferença de preços dos combustíveis, o investimentos nos filtros de gases de escape pagava-se a si mesmo, entre 12 e 18 meses.

As contas foram, entretanto, baralhadas pela pandemia, tendo-se assistido a um aproximar dos preços dos dois tipos de combustível.

Mas agora esse diferencial parece ter estabilizado ligeiramente acima dos 100 dólares por tonelada, o que volta a justificar o investimento. Daí que a BIMCO preveja que os novos navios tendam cada vez mais a ser equipados com scrubbers.

Notícias Relacionadas

Navios emitem 3,7% do CO2 da UE
Marítimo

Portugal propõe ECA na costa atlântica

15/11/2022
China proíbe descargas dos scrubbers
Marítimo

IMO: Emissões de enxofre caíram 77%

08/09/2022
China proíbe descargas dos scrubbers
Marítimo

Portugal actualiza limites de enxofre

06/12/2021
A seguir
Fuso eCanter estreia-se em Espanha

Fuso eCanter estreia-se em Espanha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Cargofive e Maeil juntas na digitalização dos transitários

Tráfego mundial de contentores caiu 3,9%

07/02/2023
Aeroporto de Bruxelas arrisca 25% das mercadorias por causa do ruído

Carga aérea: Europa teve o pior desempenho em 2022

07/02/2023
Contos impopulares [i]

Minerais críticos – sustentabilidade das cadeias de abastecimento

07/02/2023
Pinto Basto transportou tanques LNG entre Leixões e Angola

Pinto Basto transportou tanques LNG entre Leixões e Angola

07/02/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, proporcionarmos funcionalidades das redes sociais e analisarmos o nosso tráfego. Clique em "ok" para consentir a utilização destas tecnologias na web. Saiba mais acerca da nossa política de privacidade clicando no botão "política de privacidade".OkPolítica de Privacidade