O número de navios porta-contentores de 20 mil TEU ou mais deverá duplicar até ao final do próximo ano.
Actualmente existem cerca de 50 ULCV de 20 mil TEU, todos alinhados na rota Ásia-Norte da Europa. Mas as novas entregas deverão duplicar esse número até o fim do próximo ano.
A sul-coreana HMM, que se juntará à THE Alliance em Abril próximo, tem uma carteira de encomendas de 12 navios de 23 mil TEU. E a Evergreen, de Taiwan, anunciou que pretende encomendar até 11 novas embarcações da mesma dimensão.
Ambas as companhias optaram, tal como a MSC, por instalar scrubbers nos novos navios para poderem continuar a queima combustível com elevado teor de enxofre a partir de Janeiro de 2020.
A MSC, precisamente, acaba de estrear p MSC Gulsun, o maior navio porta-contentores do mundo, com uma capacidade de quase 24 mil TEU e tem outros 11 iguais encomendados aos estaleiros sul-coreanos da Samsung e da Daewoo.
MSC Gulsun chega à Europa
Com 400 metros de comprimento e 16 metros de calado, o MSC Gulsun completou há dias a primeira viagem entre a Ásia e o Norte da Europa.
O MSC Gulsun pode transportar 23 756 TEU. É o primeiro navio da classe Megamax 24, isto é, o primeiro a poder acomodar 24 filas de contentores.
Embora tenha sensivelmente o mesmo comprimento dos navios da série Hong Kong (mega-navios de 21 413 TEU) da OOCL, o MSC Gulsun é 2,7 metros mais largo (para uma largura total de 61,5 metros), o que lhe permite acomodar uma fila extra de contentores à largura (e atingir o total de 24 filas).
De referir, porém, que a capacidade máxima do novo “rei” dos mares não é fácil de ser atingida. É que para carregar os 23 765 TEU, o MSC Gulsun tem de transportar 13 contentores em altura, o que só é fácil de conseguir se as “caixas” estiverem vazias, no regresso da Europa para a Ásia.
Além disso, a maioria dos equipamentos dos portos da rotação do serviço Ásia-Norte da Europa Silk/NEU 2 da aliança 2M não tem capacidade para ”chegar” à fila adicional de contentores. A Alphaliner dá, aliás, conta, que isso mesmo sucedeu em Bremerhaven, que trabalhou com 23 filas à largura.