A dimensão média dos navios porta-contentores alinhados nas rotas da Ásia para a Europa duplicou ao longo da década em curso, e continua a crescer, diz a Alphaliner.

A dimensão média dos porta-contentores no Ásia-Norte da Europa situa-se, no presente, nos 16 100 TEU, quase o dobro do tamanho médio de 2010, anota a Alphaliner.

Em 2019 assistiu-se à saída dos últimos navios de 4 200 – 5 500 TEU das rotas Ásia-Europa. Na inversa, navios cada vez maiores entraram ao serviço este ano, culminando no alinhamento da recordista série de 23 700 TEU da MSC.

A consultora prevê que a dimensão média dos navios na rota Ásia-Europa deverá atingir 17 000 TEU em Setembro de 2020, na medida em que mais navios de 23 mil TEU têm lançamento previsto até lá.

A tendência de crescimento da dimensão média da frota também se nota no Ásia-Mediterrâneo.

A MSC alinhou, em Março último, as primeiras unidades de 19 mil TEU naquela rota. E com isso, o tamanho médio doa navios subiu para 12 600 TEU, também o dobro da dimensão média do início da década.

 

 

 

 

 

This article has 1 comment

  1. Nesta situação em Portugal não há portos, à exepcão de Sines, que possam receber estes barcos, nem Setúbal, nem Lisboa e nem Leixões, para resolver este problema será necessário terminar obras de dragagem dos respectivos calados além de aumentar os molhes e comprar novos pórticos de cais, nada disto foi feito, só agora já na véspera das eleições algumas obras foram iniciadas, por culpa exclusiva MINISTRA AR ANA PAULA VITORINO !!!

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*