A APDL anunciou a realização, hoje, do primeiro cruzeiro de navios-hotel na Via Navegável do Douro no ano corrente, com a reabertura das eclusas das barragens.
Em comunicado, a APDL refere que o primeiro navio-hotel saiu do Porto / Gaia, com 80 passageiros britânicos a bordo, para um cruzeiro de cinco dias, com paragens em Lamego, Pinhão, Barca D’Alva, Vega Terron (Espanha), Foz do Távora, Régua e Bitetos, com regresso ao ponto de partida.
“Nos próximos dias estão previstos iniciarem mais cinco escalas de navegação do segmento navio hotel”, acrescenta a autoridade portuária.
O reinício da operação dos navios-hotel só foi possível com a reactivação das eclusas das barragens do Douro, este ano antecipada pelas condições climatéricas e hidrológicas no Inverno.
As eclusas das barragens do Carrapatelo, Régua, Valeira e Pocinho foram reactivadas no passado dia 9 e hoje foi a ver da eclusa de Crestuma.
A operação das eclusas na Via Navegável do Douro é da responsabilidade da EDP, enquanto detentora das barragens, que para o efeito reforçou as equipas de trabalho.
A modernização das eclusas do Douro é uma “velha” aspiração da APDL (desde que assumiu a gestão da via navegável), mas até ao momento tem sido baldadas as tentativas de conseguir co-financiamento comunitário para o pesado investimento. Mesmo com o Douro a integrar a rede core da RTE-T.