A Autoridade Portuária de Hamburgo (APH) vai introduzir um novo sistema de tarifas com uma componente ambiental em 2018. O objectivo é que os navios mais limpos paguem menos para atracarem no porto alemão.
“A nossa política tarifária e ambiental envia um sinal claro aos cidadãos de Hamburgo, às companhias de transporte marítimo e ao sector portuário. O nosso objectivo é contribuir de forma sustentável para o controlo da poluição do ar e garantir que Hamburgo permanece atractivo enquanto porto de escala “, refere, em comunicado, o director financeiro da HPA, Tino Klemm.
O sistema tarifário está em conformidade com o actual acordo de coligação e o plano de controlo da poluição do ar do Senado de Hamburgo.
Com base nos certificados internacionais de prevenção da poluição atmosférica (IAPP) a serem apresentados pelos utilizadores portuários, uma parte da taxa do porto será calculada com base em impactos ambientais no futuro.
A tarifa base da taxa portuária para a maioria do transporte marítimo será aumentada em 1,4% em 2018, segundo a APH. Haverá sobretaxas no preço base quando um navio não puder apresentar o referido certificado IAPP ou quando os níveis de emissão forem comparativamente maus. Ao mesmo tempo, haverá descontos quando um navio for classificado como muito limpo com base no certificado IAPP.