Os navios panamax podem ter os dias contados, avisa a Clarksons Research. O alargamento do Canal do Panamá é um dos principais factores para este cenário.
De acordo com a consultora, a frota de panamaxes contava, em 2012, 969 unidades, mas agora não vai além dos 796.
Os panamaxes foram desenvolvidos para a configuração do Canal do Panamá anterior ao alargamento (inaugurado em Junho) e foram amplamente utilizados. No início de 2016, cerca de 17% da frota estava alinhada no trans-Pacífico (sobretudo através do Canal para a Costa Leste dos Estados Unidos), 17% em outras rotas principais e 28% nas rotas Norte-Sul.
A Clarksons Research avisa, porém, que, com a inauguração do alargamento do Canal do Panamá, aquele pode ter sido o “pico” para os panamaxes.
Segundo a consultora, em Junho, estavam alinhados 150 navios panamaxes na rota Ásia-Costa Leste dos Estados Unidos, mas esse número baixou para 70 no presente.
A Clarksons Research indica ainda que já foram vendidos para desmantelamento 55 panamaxes ao longo de 2016, aumentando para 217 desde 2012. O fraco crescimento das rotas Norte-Sul também contribuiu para este cenário, salienta a consultora.