Pela primeira vez em largos anos, nenhum navio porta-contentores foi vendido para desmantelamento no primeiro semestre do ano, assinala a Alphaliner.
Sinal dos tempos, mesmo os porta-contentores que em condições normais estariam prontos para ser vendidos para a sucata continuam a operar e a ser transaccionados entre armadores e companhias de navegação.
A tendência já vem do ano passado, refere a Alphaliner, quando apenas foram enviados para desmantelamento 19 navios, com uma capacidade agregada de 16 500 TEU. De muito longe o resultado mais baixo dos últimos anos… até agora.
Com o mercado de transporte marítimo de contentores em forte alta (apesar da desaceleração da procura), e com as companhias de navegação ávidas de tudo o que flutue e transporte contentores, a tendência de escassos desmantelamentos deverá manter-se neste segundo semestre, antecipa a consultora.
A manutenção no activo de navios mais antigos coloca uma maior pressão no cumprimento das metas de poluição e no preço do combustível com baixo teor de enxofre.