A Neptune é a nova concessionária do antigo estaleiro da Ria Marine no porto de Aveiro. A empresa de construção e reparação naval vai investir três milhões de euros.
O contrato de concessão entre o Porto de Aveiro e a Neptune tem a duração de 20 anos. O espaço encontra-se já em processo de remodelação, para permitir a construção de embarcações de recreio e a recuperação e reconstrução de diversos tipos de embarcações a motor e vela.
Prevê-se ainda uma doca-seca equipada com meios ao nível dos melhores estaleiros internacionais, incluindo uma das maiores estufas de pintura de embarcações da Europa, segundo a concessionária.
O novo estaleiro deverá operacional, na vertente de construção e remodelação, já em Abril, e a doca seca no final de Junho.
A laboração da empresa implicará a criação de 26 postos de trabalho especializados.
“Este é um projeto de âmbito nacional, inserido na Ria de Aveiro e integrado na área de jurisdição do Porto de Aveiro, pelas suas características únicas, tão diferenciadoras no mercado. Acredito, igualmente, que será um dos muitos projetos que possibilitarão recuperar um património histórico outrora existente em Aveiro, contribuindo para que os nautas nacionais e internacionais usufruam deste ecossistema lagunar único no panorama europeu, fomentando também o turismo regional”, sublinhou a presidente Conselho de Administração do Porto de Aveiro, Fátima Lopes Alves, citada em comunicado.
“A Administração do Porto de Aveiro deu um excelente exemplo de como sectores públicos e privados podem trabalhar em parceria, em harmonia, trabalhando em conjunto para reforçar o tecido económico deste sector, contribuindo para o seu crescimento em Portugal”, comentou, por seu turno, o fundador da Neptuno, Jorge Martins.