A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém lançou um guia de apoio à exportação das empresas da região para o Canadá.
Intitulado “Canadá: Promoção da internacionalização da região de forma inteligente”, o guia explica os procedimentos de exportação para aquele país da América do Norte, nomeadamente através da indicação da documentação necessária, dos regimes aduaneiros, de algumas proibições e procedimentos especiais a ter em conta e certificações e vistorias necessárias. Nesta área são também dados a conhecer os requisitos de embalagem e rotulagem, os principais custos associados às exportações, bem como o regime pautal do Canadá.
De acordo com a NERSANT, o Canadá é um dos países “mais desenvolvidos do mundo”, onde se destacam as indústrias tecnológica, automóvel, petroquímica e de máquinas.
Portugal exportou para o Canadá produtos no valor de 281,3 milhões de euros em 2016 e importou produtos no valor de 167,1 milhões de euros, verificando-se um saldo positivo nas trocas comerciais. O Canadá é o 23.º cliente de Portugal e o seu 35.º fornecedor.
Produtos alimentares (20,3%), matérias têxteis (11,6%), químicos (9,8%), máquinas e aparelhos (9,4%), metais (8,8%), calçado (8,3 %), plásticos e borracha (7,8%), produtos agrícolas (6%), minerais e minérios (4,3%) e outros produtos (13,5%) constituem os bens portugueses vendidos no mercado canadiano, segundo o documento.