A Nikola planeia revolucionar as baterias eléctricas, com o objectivo de obter um desempenho semelhante ao dos camiões a diesel.

A marca, que anunciou, em Setembro passado, uma parceria com a CNH Industrial (dona da Iveco), está a ultimar o desenvolvimento do Nikola TRE. Com base no Iveco S-WAY, o modelo será apresentada no salão de veículos comerciais de Hanôver, em Setembro próximo, ficando aprazada para 2021 a entrega das primeiras unidades a clientes. Além da versão BEV, o camião terá uma variante FCEV (pilha de combustível) em 2023.

O veículo agora revelado em concept é um tractor Nikola TRE 4×2, destinado a missões de distribuição regional. Com uma autonomia máxima de 400 km, o camião contará com um sistema modular de baterias, com uma capacidade total máxima de 720 kWh (com um tempo médio de carregamento de duas horas), podendo ser adaptado para responder a missões de diferentes clientes. A alimentação eléctrica fornece uma saída contínua de potência de 480 kW, com 1 800 Nm de pico de binário. A velocidade máxima é de 121 km/h (51 km/h com uma inclinação de 6%) e o arranque pode ser feito em inclinações de até 17%.

O Nikola TRE também estará disponível em versões rígidas de dois e três eixos, com um peso bruto entre as 18 e as 26 toneladas, para distribuição urbana e serviços municipais.

 

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*