O camião eléctrico Nikola TRE, com base no Iveco S-WAY, terá os primeiros protótipos na estrada ainda este ano, com o arranque da produção previsto para Março de 2021.
A Iveco, a FPT Industrial e a Nikola Motor Company produzirão o modelo, através da sua joint-venture europeia, no centro de engenharia de chassis que a marca italiana tem na cidade alemã de Ulm. As partes irão investir 40 milhões de euros nessa unidade, com a entrega das primeiras unidades Nikola TRE a decorrer no ano que vem.
“A nossa joint-venture europeia com a Nikola e o presente anúncio são a prova definitiva de que os transportes de longo curso com zero emissões estão em marcha, resultando em benefícios ambientais reais para os transportadores de longa distância e os cidadãos de toda a Europa. A decisão de construir o Nikola TRE em Ulm – um centro de excelência em engenharia de camiões pesados – reforça a localização estratégica no coração do cluster de tecnologia de células de combustível da Alemanha”, refere, citado em comunicado, Hubertus Mühlhäuser, director-executivo da CNH Industrial.
Autonomia de 400 km
O veículo já revelado em concept (em Maio de 2019) é um tractor Nikola TRE 4×2, destinado a missões de distribuição regional. Com uma autonomia máxima de 400 km, o camião contará com um sistema modular de baterias, com uma capacidade total máxima de 720 kWh (com um tempo médio de carregamento de duas horas), podendo ser adaptado para responder a missões de diferentes clientes. A alimentação eléctrica fornece uma saída contínua de potência de 480 kW, com 1 800 Nm de pico de binário. A velocidade máxima é de 121 km/h (51 km/h com uma inclinação de 6%) e o arranque pode ser feito em inclinações de até 17%.
O Nikola TRE também estará disponível em versões rígidas de dois e três eixos, com um peso bruto entre as 18 e as 26 toneladas, para distribuição urbana e serviços municipais.
Além da versão BEV, o camião terá uma variante FCEV (pilha de combustível) em 2023. Essas versões serão testadas no âmbito do projecto H2Haul, financiado pela UE, a partir de 2021.