O terminal de contentores de Meishan, no porto de Ningbo, China, deverá retomar parcialmente as operações na próxima semana. A normalidade só chegará em meados de Setembro.
o terminal de Meishan, por onde passam cerca de 20% dos 30 milhões de TEU/ano do porto de Ningbo, terceiro maior do mundo na movimentação de contentores, está encerrado há uma semana, por causa de ali ter sido descoberto um caso de Covid-19.
Agora, as autoridades apontam a retoma parcial das operações para o próximo dia 24 e a retoma total para 1 de Setembro. A movimentação dos contentores atrasados deverá demorar cerca de dez dias, pelo que o regresso à normalidade é esperado para meados de Setembro.
De acordo com a project44, haverá cerca de 40 navios porta-contentores ancorados à espera de poderem movimentar as cargas. Todavia, segundo as autoridades, o porto terá conseguido operar a cerca de 90% da capacidade, tendo movimentado uma média de 77 mil TEU/dia, apenas 10% menos que a média de Julho.
O porto de Ningbo é o maior do mundo em tonelagem movimentada e o terceiro maior nos contentores.
O encerramento do terminal de Meishan foi decidido pelas autoridades chinesas na sequência da descoberta de um único caso de Covid-19. Entretanto foram realizados mais de 90 mil testes, sem que tivesse sido registado mais qualquer caso positivo.