A Noatum ameaça com novas acções judiciais contra a Autoridade Portuária de Valência (APV) por causa da autorização concedida à MSC para operar navios de terceiros no seu terminal privativo.
O porto de Valência tem três terminais de contentores. Dois de serviço público (concessionados à Noatum Container Terminal Valencia e à TCV Stevedoring) e o MSCTV, terminal de uso privativo da MSC.
Em causa está o facto de o terminal da MSC estar a operar também navios de companhias parceiras do armador helvético em diferentes serviços, casos da Maersk Line, Zim ou Hamburg Süd.
No horizonte está, entretanto, a aliança P3, que reúne a Maersk Line, a MSC e a CMA CGM, sendo por isso de admitir que os navios dinamarqueses e franceses envolvidos na aliança passem também a operar no MSCTV.
Em Abril passado, a Noatum avançou com uma primeira acção contra a Autoridade Portuária de Valência, e estará em vias de avançar com mais duas, de acordo com a imprensa internacional.
No ano passado, o porto de Valência movimentou 4,3 milhões de TEU, menos 3,2% que no exercício anterior.
A Noatum, recorde-se, reúne activos do sector marítimo-portuário alienados em 2010 pelo grupo Dragados ao norte-americano JP Morgan.