A Noatum Ports acaba de lançar um serviço ferroviário entre Valência e Saragoça, prevendo a sua extensão até Bilbau.

Para já, o serviço agora lançado pela Noatum Ports tem como origem o terminal Adif-PlaZa Zaragoza e destino o porto de Valência. O serviço, com periodicidade semanal, tem uma capacidade de 61 TEU em ambos os sentidos, com um tempo de trânsito de oito horas.

A Noatum, que explora terminais de contentores em Valência e Bilbau e plataformas em Saragoça e Madrid, tem, além disso, comboios que ligam, regularmente, o porto de Valência com o hinterland de Navarra e Aragão. Até à data, mais de 20 comboios e mais de 1 000 TEU com origem e destino em Saragoça PlaZa e Valência foram transportados neste corredor.

A ligação ferroviária entre Valência e Bilbau será proximamente prolongada até ao porto de Bilbau.

A companhia prevê transportar anualmente 6 000 TEU, ainda que se preveja que o serviço venha a ser diário, o que elevará os volumes para a casa dos 29 mil TEU.

O serviço ferroviário da Noatum entre Valência, Saragoça e Bilbau poderá constituir, além do mais, uma alternativa ao transporte marítimo no encaminhamento de cargas para o Norte da Europa e para o Mediterrâneo, através dos dois portos, evitando-se o contorno por mar da Península Ibérica.

Comments are closed.