No final de 2022, Portugal disporá de uma solução de migração do sistema Convel para o ERTMS, prometem a Nomad Tech e o INOV.
O consórcio Nomad Tech & INOV vai investir 1,1 milhões de euros na criação de um STM (Specific Transmission Module) que permitirá a migração do actual sistema ATP (Automatic Train Protection) – Convel – para o standard europeu ERTMS (European Railway Traffic Management System).
“O sistema ERTMS, quando instalado em conjunto com o módulo STM no material circulante, irá permitir que este possa circular em vias equipadas com o sistema ATP actual (Convel)”, explicita o consórcio nacional num comunicado emitido a propósito do financiamento do projecto pelo Portugal 2020.
Actualmente, a obsolescência do sistema Convel constitui um entrave ao investimento em novo material circulante e mesmo à entrada no mercado nacional de novos operadores, uma vez que já não locomotivas compatíveis.
A situação não é, porém, um exclusivo nacional. Na Europa subsistem diferentes sistemas de controlo, comando e sinalização ferroviários, que na prática limitam a interoperabilidade e, logo, o desenvolvimento dos corredores transeuropeus.
O STM proposto pela Nomad Tech e pelo INOV (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação) “constituirá um passo fundamental para solucionar o problema do obsoletismo dos actuais mecanismos de gestão de tráfego, e contribuirá para a interoperabilidade ferroviária”, prometem os seus criadores.
Subsiste, porém, a questão do tempo necessário à conclusão do projecto. O final de 2022 está ainda muito longe, e tanto a Medway como a Takargo, mas também a Continental Rail, dizem precisar de novas locomotivas para reforçar ou lançar os seus negócios.
Em Outubro passado, a Critical Software anunciou estar a desenvolver também um sistema de segurança para comboios e locomotivas compatível com o Convel e com o ERTMS.
Será que já “perderam 5 minutos” a ligar para a SISCOG a perguntar se ela tem a solução ? É que a SISCOG tem há 30 anos os melhores engenheiros portugueses e dos melhores da Europa e do Mundo nos sistemas Cognitivos !