A norte-americana XPO Logistics vai adquirir a francesa Norbert Dentressangle, num negócio de 3,24 mil milhões de euros, incluindo 1,08 mil milhões de dívida líquida.

Norbert Dentressangle

Segundo o acordo assinado ontem, o fundador Norbert Dentressangle e a família venderão a sua quota de 67% na empresa, por 217,5 euros por acção, e a XPO lançará, em Bolsa, uma OPA às acções remanescentes pelo mesmo valor unitário.

O banco Morgan Stanley financiará a operação em até 2,38 mil milhões de euros.

A operação não precisa de autorização das autoridades da Concorrência, segundo as empresas.

De acordo com o comunicado, o actual CEO da Norbert Dentressangle, Hervé Montjotin, ocupará aquele cargo no negócio europeu da XPO e será presidente da empresa-mãe.

O novo grupo será um dos dez gigantes da logística mundial, com um volume de negócios anual da XPO de 8,5 mil milhões de dólares (7,78 mil milhões de euros) e 52 350 colaboradores em 863 locais de 27 países. De notar ainda que o acordo prevê a garantia de emprego dos trabalhadores em França por um período de 18 meses.

Curiosamente, a Norbert Dentressangle entrou no mercado norte-americano em Setembro do ano passado, através da compra da Jacobson, num negócio de 750 milhões de dólares. Com essa aquisição, a companhia francesa reclamou o quarto lugar o ranking dos operadores logísticos estadunidenses.

 

Comments are closed.