Um grupo de trabalho regional vai estudar mecanismos e incentivos para atrair novas companhias para o aeroporto Francisco Sá Carneiro.
“O Norte tem constituído um grupo de trabalho regional para apresentar propostas ao Governo no sentido de ver reforçada a conectividade aérea da região” através do aeroporto do Porto, disse à “Lusa” fonte do grupo de trabalho.
O grupo de trabalho é constituído pelos presidentes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte), da Câmara do Porto, da Câmara da Maia, do Conselho Regional do Norte, do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) e da Associação Empresarial de Portugal (AEP).
“Este grupo de trabalho está já organizado, estando em fase de agendamento a primeira reunião”, revelou a fonte, destacando que as principais motivações são a vocação industrial e exportadora da região, a internacionalização das suas empresas, a atractividade turística e as relações de cooperação com a diáspora portuguesa no mundo.
O reforço passa pela “adoção de incentivos e mecanismos de atracção de novos operadores” para o aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.
“O primeiro objectivo é o de encontrar soluções sustentáveis para a compensação das rotas e linhas não operadas pela TAP a Norte, designadamente para Estados Unidos da América (EUA), Europa e Médio Oriente”, salientou.
Antes de serem apresentadas ao Governo, as propostas serão “objecto de auscultação” às entidades intermunicipais da região e às associações empresariais.