Depois da CCDR-N, a AEP defende o avanço de nova fase de expansão do Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Em Agosto, o aeroporto nortenho fixou um novo recorde mensal, superando pela primeira vez os 600 mil passageiros processados, anunciou a ANA. O anterior máximo tinha sido fixado em Julho, quando se registaram 547 558 passageiros.

Em Agosto passaram pelo”Francisco Sá Carneiro” 622 189 passageiros, mais 24% do que no mês homólogo de 2009.

Os últimos números representam um acelerar da tendência de crescimento da actividade do aeroporto do Porto. Nos primeiros sete meses do ano passaram por ali 3,48 milhões de passageiros, mais 500 mil pessoas, ou perto de 17%, que no mesmo período de 2009.

Os dados dos primeiros sete meses bastaram para a CCDR-Norte, primeiro, e agora a Associação Empresarial de Portugal (AEP) reclamarem o avanço da expansão do aeroporto.

A Comissão Executiva da AEP defende mesmo o “urgente” início das obras de expansão, considerando o aeroporto “essencial para a região e o turismo nortenho”.

“A tendência positiva de desenvolvimento do turismo do Norte de Portugal, potenciada pela profunda remodelação do aeroporto na primeira metade da década, não pode agora ser travada pelo esgotamento da sua capacidade operacional”, refere a AEP, em comunicado enviado à agência Lusa.

Depois da primeira fase de expansão, o aeroporto do Porto tem uma capacidade instalada de seis milhões de passageiros/ano. O seu Plano Director prevê, todavia, a possibilidade de novas expansões faseadas, a primeira das quais até cerca dos dez milhões de passageiros/ano.

Mais lento tem sido o progresso da carga no aeroporto nortenho e o processo de criação do Centro de Carga Aérea / Plataforma Logística.

Os comentários estão encerrados.