A Noruega arrancará em 2024 com testes de um navio alimentado a pilha de combustível de amoníaco, neutra em termos de emissões de gases de efeito de estufa.
A petrolífera norueguesa Equinor assinou um contrato com a companhia de transporte Eidesvik Offshore para a transformação do navio Viking Energy. Esta embarcação já foi, em 2003, o primeiro navio do mundo a usar gás natural liquefeito (GNL). O custo da conversão do Viking Energy é estimado em 23 milhões de euros, 10 milhões dos quais serão adiantados pelo programa Horizonte 2020 da União Europeia.
O Viking Energy será equipado com uma pilha de combustível de amoníaco de 2 MW, permitindo que a embarcação tenha uma autonomia de navegação de três mil horas apenas com recurso a energia limpa. O sistema de abastecimento de amoníaco tem entrega prevista pela companhia finlandesa Wärtsilä e instalação no navio no final de 2023.
Com 850 milhões de toneladas /ano, o transporte marítimo é responsável por 2,5% das emissões de CO2 no mundo.