O desenvolvimento do primeiro porta-contentores eléctrico e autónomo do mundo, o Yara Birkeland, está suspenso, anunciou a companhia norueguesa Yara.
A entrega do Yara Birkeland estava prevista para o início deste ano e a operação autónoma, sem tripulantes, deveria ocorrer de forma gradual até 2022. A pandemia de Covid-19, porém, veio trocar as voltas aos responsáveis pelo projecto e ainda não há uma nova data.
O casco da embarcação foi lançado ao mar no estaleiro Vard Braila, na Roménia, em Fevereiro último, e para este mês estava prevista a sua chegada ao estaleiro Vard Brevik, na Noruega, para a montagem dos sistemas de controle e navegação, para posterior realização de testes antes da entrega à Yara.
Anunciado pela primeira vez pela Yara e pela Kongsberg em 2017, o navio será usado para substituir camiões no transporte dos fertilizantes produzidos pela Yara em Porsgrunn para Brevik e Larvik. A parceria prevê que a Kongsberg seja responsável pelo desenvolvimento e fornecimento das principais tecnologias do porta-contentores, incluindo os sensores e a integração necessários para operações remotas e autónomas, além dos sistemas de accionamento elétcrico, bateria e controlo de propulsão.
Uma vez construído, o Yara Birkeland terá 80 metros de comprimento, 15 metros de largura e capacidade para 120 TEU.