Carlos Vasconcelos, desde ontem o novo homem forte da CP Carga, será um dos oradores do Seminário de Transporte Ferroviário que o TRANSPORTES & NEGÓCIOS promove no próximo dia 1 de Outubro, no Porto.

Carlos Vasconcelos, administrador da MSC Portugal.

Assinado que foi, ontem, o contrato que formaliza a privatização da CP Carga, é agora de conhecer um pouco, ou muito, mais da estratégia da MSC para a agora ex-operadora pública de transporte ferroviário de mercadoras.

O objectivo, já o disse Carlos Vasconcelos, é transformar a CP Carga (que entretanto será rebaptizada) em líder ibérica. Mas como se pretende consegui-lo? A resposta, as múltiplas respostas a essa pergunta de “um milhão de dólares” é o que o mercado está ávido de conhecer. E é disso, certamente, que se falará no Seminário do TRANSPORTES & NEGÓCIODS.

Com a privatização da CP Carga é um “Novo Paradigma do Mercado de Transporte Ferroviário de Mercadorias” que se abre. Com consequências – espera-se que positivas – para os demais transportadores, para os operadores de terminais, para os clientes, operadores logísticos, carregadores, importadores e exportadores.

Miguel Lisboa, administrador executivo da Takargo, é outro dos oradores confirmados no Seminário do próximo dia 1 de Outubro, no Porto. A Takargo, nunca é de mais sublinhá-lo, foi a primeira – e até agora única – operadora privada nacional de transporte ferroviário de mercadorias. E não raras vezes o seu dirigente se queixou da desigualdade de condições concorrenciais face ao operador incumbente público.

Doravante com o mercado 100% nas mãos de privados, que mexidas prepara a companhia do Grupo Mota-Engil na sua estratégia para o mercado nacional e para o espaço ibérico (onde está com a Comsa Rail na Ibercargo)?

E o mercado? O que esperam/reclamam os carregadores, os donos das mercadorias, os importadores e exportadores, os que pagam as facturas, o que esperam eles da “nova” CP Carga e de uma oferta de serviços de transporte 100% nas mãos de privados? Um representante do Conselho Português de Carregadores aportará para o debate a perspectiva dos grandes clientes do transporte ferroviário em Portugal.

O Seminário de Transporte Ferroviário do TRANSPORTES & NEGÓCIOS decorrerá no Hotel Crowne Plaza, no Porto, entre as 9 e as 13 horas. A organização tem o apoio do IMT e da Comunidade Portuária de Leixões.

O Programa do evento está disponível online. Os interessados podem inscrever-se aqui, ou através de e-mail. O preço da inscrição indivual é de Euro 80 (+IVA).

Comments are closed.