Os preços spot para o transporte de contentores entre a Ásia e a Europa poderão cair abaixo dos mil dólares/TEU já em Outubro, avisam vários analistas.
Desde Junho que os volumes expedidos da Ásia têm estado em forte quebra, e a tendência deverá manter-se nos tempos mais próximos, até por força da crise europeia. Ao mesmo tempo, a retirada de navios do mercado não tem sido suficiente para controlar a sobrecapacidade de oferta, e muitos operadores não têm mantido também a necessária disciplina para evitarem a erosão dos preços.
Tudo conjugado, os analistas consideram praticamente inevitável que os preços caiam abaixo dos mil dólares/TEU (na semana passada, o índice SCFI cedeu mais 3,8% para os 1 172 dólares/TEU). Para uns, um tal cenário será catastrófico; para outros, apenas evidenciará a maior volatilidade do mercado e a redução dos ciclos do mercado para apenas seis meses.
A dúvida que persiste é saber se este novo “afundanço” dos preços será seguido, ou não, de um novo restauro das tarifas, assim os cortes na oferta de capacidade comecem a surtir efeito.
A Maersk Line, número um mundial, tem anunciado para Novembro e o aumento de tarifas, ao mesmo tempo que prepara uma nova redução de capacidade com o recurso ao “slow steaming”.