A sexta geração da Mitsubishi L200 Strakar estará nos concessionários nacionais da marca no fim do corrente mês.

O modelo reveste-se de importância essencial para o construtor japonês e para o mercado. É que, desde 1987, ano em que a segunda geração L200 Strakar chegou a Portugal (a primeira, lançada em 1978, não foi comercializada no mercado lusitano), já vendeu 65 mil unidades, das quais se estima que estejam ainda em circulação 16 milhares.

Em 2019, teve uma quota de 30% das vendas de pick-ups, dividindo a liderança do segmento com a Toyota Hilux (31% de quota). No ano passado, este mercado representou 3 778 unidades (-3%), das quais 1 124 eram da marca dos três diamantes.

Novo design e mais tecnologia

É com base nestes pergaminhos que a fasquia se eleva para a sexta geração da L200.

Desde logo no design nota-se a diferença, com o modelo a ostentar a mais recente interpretação da identidade visual “Dynamic Shield” da Mitsubishi Motors. Esta imagem de família já estava presente nos modelos mais recentes da marca e, agora, integra a pick-up. Destaca-se o capot mais elevado 40 mm face à antecessora para dar uma imagem mais imponente.

O novo design da carroçaria permite uma altura máxima de passagem a vau de 700 mm (+100 mm face à versão anterior). O elemento inferior em prata do pára-choques dianteiro surge agora mais oblíquo e amplo, permitindo um ângulo de ataque de 30 graus. O pára-choques traseiro melhor integrado mantém o ângulo de saída de 22 graus, sendo o ângulo ventral de 24 graus, numa altura ao solo de 205 mm.

Além disso, a nova geração do modelo mantém-se dentro da “classe dos 5 metros”, dado que tem 5 225 mm na versão de cabina dupla (sem pára-choques traseiro), contra 5 205 mm na geração anterior). O raio de viragem da classe mantém-se nos 5,9 m, tal como se mantêm as dimensões do espaço de carga, que cruzam 1 470 mm de largura com 1 520 mm de comprimento (cabina dupla) ou 1 850 mm (cabina club).

No habitáculo, o modelo está mais refinado e tecnológico, com um novo grafismo nos dois mostradores de molduras cromadas e um novo ecrã central multifunções LCD a cores. Continuando o tema de tecnologia, a nova L200 Strakar apresenta o sistema SDA (Smartphone Link Display Audio), já presente em modelos como o Outlander e o Eclipse Cross, que troca os botões físicos por pontos sensíveis ao toque e compatibilidades com os sistemas AppleCar Play e Android Auto.

O interior está também mais espaçoso. A largura aumentou 10 mm, para 1 430 mm, e a altura teve um incremento de 20 mm, para 1 745 mm.

Novo motor e caixa automática

Outra novidade da Mitsubishi L200 Strakar é o motor 2.3 DiD de 150 cv. Concebido em alumínio e desenvolvido especificamente para o modelo, este propulsor turbodiesel permite à pick-up cumprir a norma de emissões Euro 6d.

A gama da L200 Strakar em Portugal continua a articular-se entre duas cabines (cabine dupla e cabine club), dois níveis de equipamento, a versão de trabalho Invite e a versão de lazer Intense Strakar.

Todos os modelos têm de serie transmissão manual de seis velocidades, podendo a cabine dupla Strakar ser encomendada com a nova caixa automática de seis marchas (substitui a anterior, de cinco velocidades).

O modelo poderá ter os sistemas de tracção Easy Select 4WD (versões Invite) e Super Select 4WD-II (versões Strakar), sendo que também existirá disponível uma versão com tracção exclusivamente 2WD, apenas em Cabine Dupla e com o nível de equipamento Invite.

O nível mais básico inclui equipamentos como os vidros eléctricos à frente e atrás, espelhos retrovisores com regulação eléctrica, jantes de 16 polegadas, volante em pele com comandos áudio e bluetooth, cruise control e limitador de velocidade (ambos apenas na cabine dupla) e ar condicionado manual e airbags de condutor, passageiro, cortina e laterais.

A Strakar adiciona à versão Invite jantes de liga leve de 18 polegadas, sensores de luz e de chuva, faróis de nevoeiro, câmara traseira, ar condicionado automático, Sistema SDA, Super Select 4WD-II, airbag de joelhos para o condutor, aviso de desvio de faixa LDW e, entre outros itens, sistema de mitigação de colisão frontal FCM (estes dois apenas na cabine dupla).

Na fase de lançamento, estará ainda disponível a edição limitada 1st Edition. Proposta apenas nas cores preto e cinzento com cabine dupla, junta vários elementos distintivos em termos estéticos (destaque para os pára-choques em cor contrastante e para a forra de caixa) e assentos e forra das portas em pele bicolor preto/camel.

Preços desde 32 900 euros

A nova Mitsubishi L200 Strakar está disponível, numa primeira fase, nas versões Intense Strakar, entre os 32 900 euros da cabine club (três lugares) e os 37 150 euros da cabine dupla com caixa automática (também com três lugares). As versões de cabine dupla com cinco lugares somam 6 750 euros, acrescendo as versões com caixa automática dois mil euros às respectivas versões de caixa manual. A 1st Edition acresce 5 535 euros ao valor base das respectivas versões Strakar cabine dupla.

 

 

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