A construção do subtroço Évora – Évora Norte do futuro Corredor Internacional Sul já pode avançar, mas o prazo de 935 dias entra em 2024.
O Governo e a Infraestruturas de Portugal (IP) insistem em que o Ferrovia 2020 estará concluído até ao final de 2023. Mas o prazo da construção do Évora – Évora Norte e da execução da empreitada de via e catenária do Évora – Elvas / fronteira, hoje consignada, sendo de 935 dias, atira para o princípio de Fevereiro de 2024.
O subtroço Évora – Évora Norte integra o traçado da nova Linha de Évora, com cerca de 100 quilómetros de extensão, dos quais 90 quilómetros são totalmente novos, entre aquela cidade e a Linha do Leste. Com o início desta empreitada, “a nova Linha de Évora já está integralmente em fase de obra”, destaca a IP em comunicado.
O contrato hoje consignado implica um investimento de cerca de 87 milhões de euros. O contrato foi ganho por um consórcio integrado pela Somafel, Teixeira Duarte, Mota-Engil e Mota-Engil Railway Engineering.
Entre os trabalhos a executar, a IP destaca a construção de um novo canal ferroviário, em variante à Linha de Évora, entre Évora (exclusive) e o quilómetro 121, a modernização do actual traçado da Linha de Évora, entre o quilómetro 121 e Évora Norte, a construção das pontes ferroviárias de Xarrama, Degebe e Vale Figueira, o assentamento da superestrutura de via-férrea, em via única, bitola ibérica, entre Évora (exclusive) e a Linha do Leste, incluindo a designada Concordância de Elvas, o assentamento da superestrutura de IFTE, entre Évora (exclusive), Elvas e a fronteira com Espanha, incluindo a designada Concordância de Elvas e a construção de três estações técnicas. Além das infra-estruturas necessárias à tracção eléctrica, à sinalização e às comunicações.
Este investimento será co-financiado em 76,43% pela União Europeia, no âmbito do mecanismo CEF (Connecting Europe Facility), refere ainda a Infraestruturas de Portugal.