A terceira geração da Mercedes Sprinter, lançada em Portugal no ano passado, faz da tecnologia e da conectividade o grande trunfo.

A Mercedes-Benz Vans pretende passar de fabricante de veículos para fornecedor de soluções completas de transporte e mobilidade.

“A Mercedes é a marca que mais investe em veículos comerciais ligeiros. Estamos a entrar em todo um novo mundo em termos de conectividade e de gestão de frotas”, avançou, na manhã desta quinta-feira, no Porto, o director-geral da Mercedes-Benz Vans em Portugal, Mário Neves.

A nova Sprinter é a primeira série do modelo a incorporar a filosofia adVANce e a colocar na estrada as primeiras soluções desta iniciativa futura. O furgão de grandes dimensões tem no sistema MBUX e, sobretudo, no Mercedes PRO Connect as duas maiores ferramentas da promessa de tecnologia e conectividade.

O novo sistema multimédia MBUX funciona como a Siri da Mercedes, já que é uma ferramenta que não só operacionaliza funções do veículo e telefone, como coloca dados no GPS e efectua pesquisas online a pedido do motorista. Já o Mercedes PRO connect é disponibilizado com oito pacotes com serviços centralizados de frotas, veículos e motoristas: assistência optimizada, gestão eficiente de frotas, navegação aperfeiçoada, análise eficiente do estilo de condução, comunicação simplificada entre a frota, registos digitais, acesso móvel ao veículo e interfaces de dados da Mercedes-Benz Vans.

Estes serviços podem ser utilizados com o sistema multimédia MBUX, que dispõe de um visor HD até 10,25 polegadas, controlo táctil e controlo de voz intuitivo.

A grande vantagem destes serviços é a monitorização de consumos por viatura e motorista, localização e performance da frota, além do controlo do estado mecânico dos veículos (se precisam de intervenção técnica ou se, por exemplo, têm alguma porta aberta, entre outras possibilidades).

A utilização do Mercedes PRO connect será gratuita até à abertura da PRO Store, prevista para o início de 2020. A partir daí, será paga. No entanto, alguns dos serviços continuarão gratuitos depois dessa data (a assistência optimizada e a análise do estilo de condução, por exemplo). O que é sempre pago, é a ligação de internet do veículo, que deve ser contratada (a rede Mercedes pode ajudar na “ponte”) junto de uma empresa de telecomunicações.

De realçar que as versões anteriores da Sprinter podem montar um módulo Mercedes PRO que assegura algumas das funcionalidades ao gestor de frotas. Além disso, o restyling à Vito, a apresentar em Junho próximo, também terá estas tecnologias.

Tracção dianteira em estreia

A nova Mercedes Sprinter está disponível em seis variantes de carroçaria: caixa fechada, tourer, caixa aberta, chassis com cabina simples ou dupla. Com a tracção traseira, o novo Sprinter oferece uma gama de tonelagem de peso bruto admissível de 3,0 a 5,5 toneladas. A marca faz, porém, gala da adaptabilidade e realça que podem ser produzidas 1 700 variantes diferentes.

Debaixo do capô, o modelo tem opções diesel, disponíveis com caixa manual ou automática, que cumprem a norma Euro 6. O motor maior é um 3.0 com 190 cv e o mais pequeno um 2.1, com potências entre 114 e 177 cv.

Pela primeira vez, a Sprinter pode ter tracção à frente, além da traseira e da integral já presentes nas anteriores gerações. A tracção à frente é associada ao motor 2.1 e pode ter 114 ou 143 cv (se carroçada como autocaravana pode ter também 177 cv), com caixa manual ou automática acoplada.

A tracção à frente pode ser vantajosa face à traseira nas aplicações de transporte em que o fácil acesso ao compartimento de carga e uma maior carga útil são importantes. Em comparação com a tracção traseira e com um peso bruto admissível de 3,5 toneladas, a carga útil máxima com equipamento de base regista um aumento de cerca de 50 kg. O degrau de carga é 80 mm mais baixo. Outra vantagem é o preço (a tracção à frente é mais barata).

Tecnologia de segurança

A nova Mercedes Sprinter oferece, de série e, sobretudo, como opcional vários sistemas de segurança até há pouco exclusivos dos veículos ligeiros de passageiros.

Entre eles estão o sistema de controlo de distância através de radar DISTRONIC, Assistente de Travagem, Assistente de Faixa de Rodagem e ATTENTION ASSIST, estacionamento com câmara de 360 graus e Assistente de Sinais de Trânsito (chama a atenção para sinais de limites de velocidade, sentido proibido, proibição de ultrapassar e fim destas proibições) são algumas das funcionalidades.

Outra tecnologia, e esta de série em todas as versões, é o Assistente de Vento Lateral. A ferramenta torna as viagens consideravelmente mais seguras, em especial a velocidades mais elevadas e em vias rápidas, por exemplo.

 

 

 

 

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