A nova ponte-cais do porto de Cabinda poderá entrar em funcionamento a partir de Setembro de 2012, anunciou o vice-governador para a área económica e empresarial daquele enclave angolano.
Citado pela “Angop”, Macário Lembe adiantou que a parte em aço do projecto, que dotará o porto de Cabinda com uma ponte-cais com 319 metros de comprimento e 32 metros de largura, está a ser fabricada na China.
A construção da ponte-cais está a cargo da empresa chinesa China Gezhouba Group Company (CGGC), sob tutela do Ministério dos Transportes angolano, sendo a fiscalização da obra assegurada pelo Instituto Marítimo e Portuário de Angola (IMPA) e pela Empresa Portuária de Cabinda (EPC).
A nova ponte-cais permitirá a operação simultânea de dois navios de 130 metros de comprimento no porto de Cabinda, reforçou o vice-governador Macário Lembe.
Romão Macário Lembe disse ainda que a nova ponte-cais dará à província de Cabinda uma nova dinâmica do ponto de vista económico, permitindo maior segurança e facilidade na recepção de navios de grande porte e no processamento das cargas respectivas.